sábado, 9 de maio de 2009

Chega a 65 total de cidades atingidas por enchentes no Ceará

Imagens: Tv Jangadeiro
O número de cidades atingidas por enchentes no Ceará subiu de 55 para 65 em um dia, conforme levantamento divulgado na tarde desta quarta-feira (6) pela Coordenação Estadual da Defesa Civil. Mais duas mortes foram registradas, ambas em Russas, no Vale do Rio Jaguaribe, elevando para o nove o número de mortos em decorrência das chuvas no estado.
Os feridos chegam a 134, os desalojados - que estão em casas de amigos ou parentes - subiram para 24.364 e os desabrigados - que dependem de abrigos públicos -, são 16.363.
Em São Gonçalo do Amarante, no Vale do Curu, o rio subiu destruindo casas e deixando comunidades ilhadas. Quinze pessoas tiveram de ser resgatadas na cidade, nesta quarta-feira, por técnicos da Defesa Civil.

De acordo com o vice-prefeito de São Gonçalo, Francisco Braga, existe um projeto na Prefeitura para a retirada da população que mora às margens do rio, mas ele só deve ser posto em prática dentro de seis a oito meses. Enquanto isso, a população ribeirinha está sendo levada para abrigos públicos instalados em escolas, cujas aulas foram suspensas
Em Pentecoste, município vizinho a São Gonçalo, toda a população ficou isolada. Uma ponte foi destruída pela cheia do rio e a estrada que poderia ser usada como acesso alternativo ficou intransitável. Segundo técnicos do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), os reparos só poderão ser feitos quando o nível do rio baixar.
Em Fortaleza, apesar do acúmulo de chuva este ano chegar a 1.400 milímetros, quase duas vezes mais que o registrado em períodos normais, o número de desabrigados é de apenas 15 pessoas.

Nenhum comentário: